Conteúdo Programático:

Módulo1: Legislação de segurança e saúde no trabalho.
Normas Regulamentadoras aplicada a operação de empilhadeiras trilaterais NR 11, NR 12, NR 18 e noções de legislação de trânsito.
Módulo 2: Tipos de empilhadeiras trilaterais.
Componentes das máquinas e equipamentos; cuidados com pneus, esteiras e sistemas da máquina; simbologia das máquinas e equipamentos.
Módulo 3: Componentes de segurança das empilhadeiras trilaterais.
Funcionamento das proteções; como e por que devem ser usadas; como e em que circunstâncias uma proteção pode ser removida, e por quem, sendo na maioria dos casos, somente o pessoal de inspeção ou manutenção; o que fazer se uma proteção foi danificada por exemplo, contatar o supervisor, e se perdeu sua função, deixando de garantir uma segurança adequada.
Módulo 4: Características do operador de empilhadeira trilateral.
Características do operador; competência.
Módulo 5: Planejamento de operação com as empilhadeiras trilaterais.
Descrição e identificação dos riscos associados com cada máquina e equipamento e as proteções específicas contra cada um deles; atividades desenvolvidas com segurança utilizando as empilhadeiras trilaterais.
Módulo 6: Conceitos de operação das empilhadeiras trilaterais.
Método de trabalho seguro; permissão de trabalho; sistema de bloqueio de funcionamento da máquina e equipamento durante operações de inspeção, limpeza, lubrificação e manutenção.
Módulo 7: Riscos ambientais na operação das empilhadeiras trilaterais.
Os princípios de segurança na utilização da máquina ou equipamento; Segurança para riscos mecânicos, elétricos e outros relevantes; Medidas de controle dos riscos: EPC e EPI. Noções sobre acidentes e doenças decorrentes da exposição aos riscos existentes na máquina, equipamentos e implementos.
Módulo 8: Técnicas de operação.
Operação segura da máquina e equipamento; identificação do operador; inspeção, regulagem e manutenção com segurança; lista de verificação (check list); transporte e movimentação de cargas.
Módulo 9: Sinalização de segurança e procedimentos de emergência.
Sinais de mão; sinalização de segurança; procedimentos em situação de emergência e noções sobre prestação de primeiros socorros.
Módulo 10: A etapa prática é supervisionada e documentada, com empilhadeira trilateral, abordando as medidas de controle dos riscos: EPC e EPI; segurança na manutenção na verificação do check list; inspeção inicial da máquina e equipamento; operação da máquina; técnicas de operação; segurança na operação; sinalização de segurança. Avaliação de operação prática.

  • Carga Horária:
    16 horas
  • Pré Requisito:
    Idade mínima: 18 anos
    Preferível ter habilitação compatível
  • Objetivo:
    Treinar para a operação segura de empilhadeiras trilaterais, relacionando as principais atividades desenvolvidas pelo profissional com as técnicas de operação adequadas conforme Normas Regulamentadoras 11, 12 e 18 da Portaria 3214/78 Ministério do Trabalho e Emprego.
Gallery Thumb 1