Conteúdo Programático:

Módulo 1 - Legislação de segurança e saúde no trabalho. Normas Regulamentadoras aplicadas NR 05, NR 06, NR 11, NR 12, NR 17 e NR 18 da Portaria 3214/78 e NR 35 da Portaria nº 313/2012.
Módulo 2 – Tipos de componentes de amarração de cargas. Definição, funcionamento; montagem e instalação, componentes das máquinas e equipamentos; amarração de cargas.
Módulo 3 - Sistemas de Segurança para movimentação de cargas. Funcionamento das proteções; como e por que devem ser usadas; como e em que circunstâncias uma proteção pode ser removida, e por quem, sendo na maioria dos casos, somente o pessoal de inspeção ou manutenção o que fazer se uma proteção foi danificada por exemplo, contatar o supervisor, e se perdeu sua função, deixando de garantir uma segurança adequada.
Módulo 4 - Características do trabalhador que movimenta cargas. Características do operador; competência.
Módulo 5 - Planejamento de operação na movimentação de cargas. Plano de cargas para equipamento de guindar; descrição e identificação dos riscos associados com cada máquina e equipamento e as proteções específicas contra cada um deles; atividades desenvolvidas com segurança utilizando a máquina.
Módulo 6 - Conceitos de operação com cargas. Método de trabalho seguro; permissão de trabalho; sistema de bloqueio de funcionamento da máquina e equipamento durante operações de inspeção, limpeza, lubrificação e manutenção.
Módulo 7 - Riscos ambientais na operação na movimentação de cargas. Os princípios de segurança na utilização da máquina ou equipamento; segurança para riscos mecânicos, elétricos e outros relevantes; medidas de controle dos riscos: EPC e EPI; noções sobre acidentes e doenças decorrentes da exposição aos riscos existentes na máquina, equipamentos e implementos.
Módulo 8 - Técnicas de operação na amarração de cargas. Amarração de cargas em equipamento de guindar; identificação do operador; inspeção, regulagem e manutenção com segurança; lista de verificação (check-list); transporte e movimentação de cargas
Módulo 9 - sinalização de operações e procedimentos de emergência. Sinais de mão; sinalização de segurança; procedimentos em situação de emergência e noções sobre prestação de primeiros socorros.
Módulo 10 - A etapa prática é supervisionada e documentada, realizada na própria máquina que será operada. Abordando as medidas de controle dos riscos: EPC e EPI; plano de cargas para equipamento de guindar; amarração de cargas para o içamento; escolha correta dos materiais de amarração de acordo com as características das cargas; orientação para o sinaleiro referente aos movimentos a serem executados; observância às determinações do plano de cargas e sinalização e orientação dos trajetos, segurança na manutenção na verificação do check list; inspeção inicial da máquina e equipamentos; técnicas de operação; segurança na operação; sinalização de segurança. Avaliação de operação prática.
  • Carga Horária:
    8 horas
  • Pré Requisito:
    18 anos
  • Objetivo:
    Treinar para operação segura de movimentação de cargas, relacionando as principais atividades desenvolvidas pelo profissional na amarração de cargas para o içamento; escolha correta dos materiais de amarração de acordo com as características das cargas; orientação para o operador da grua referente aos movimentos a serem executados; observância às determinações do Plano de Cargas e sinalização e orientação dos trajetos conforme Normas Regulamentadoras 11, 12 e 18 da Portaria 3214/78, Norma Regulamentadora 35 da Portaria nº 313/2012 Ministério do Trabalho e Emprego.
Gallery Thumb 1