Conteúdo Programático:
Módulo 1 - Direção defensiva.
Objetivo
1.1 Conceitos de defensiva evasiva
1.1.1 Direção defensiva
1.2 As principais causas dos acidentes
1.3 Acidentes e estatísticas
1.4 Elementos da direção defensiva
1.5 Condições adversas
Módulo 2 - Principais tipos de colisões
Objetivo
2.1 Principais tipos de colisões
Módulo 3 - O fator humano e os acidentes
Objetivo
3.1 Tipo de riscos associados
3.2 Condições da pista
3.3 Condições do ambiente
3.4 Condições do veículo
Módulo 4 - Método de prevenção de acidentes
Objetivo
4.1 Método de prevenção de acidentes
4.2 Tipos de medidas de controle
4.3 Atitudes inseguras na direção
4.4 Condições para dirigir
4.5 Direção agressiva
4.6 Engenharia de segurança veicular
4.7 Dispositivos de segurança
Módulo 5 - Legislação de trânsito e os acidentes
Objetivo
5.1 Regras de condução, circulação e sinalização
Módulo 6 – Condução Segura Econômica.
Objetivo
6.1 A importância da condução segura econômica.
6.2 Noções sobre o funcionamento do veículo
6.2.1 Cuidados com os pneus
6.2.2 Calibragem
6.2.3 Balanceamento
6.2.4 Alinhamento
6.2.5 Suspensão
6.2.6 Freios
6.2.7 Motor
6.2.8 Embreagens
6.2.9 Óleos
6.2.10 Sistema de escapamento
6.2.11 Bateria
6.2.12 Alterador
6.2.13 Motor de arranque
6.2.14 Luzes de alerta do painel
6.2.15 Sistema de iluminação
6.2.16 Limpador de pára-brisa
6.2.17 Ar-condicionado
6.3 Manutenção Preventiva
Módulo 7 - Treinamento prático defensivo
Objetivo
7.1 Inspeção periódica, troca de pneus, estacionamento
7.2 Técnicas de condução em situações de emergência
Aula prática
Referências Bibliográficas
Aula prática de condução defensiva de veículos pesados pode ser o veículo da própria empresa que também possa ter mensuração de combustível em Km/l, neste caso também é possível ser realizado em veículos menores caso seja a necessidade da empresa. Na aula prática é feito a escolha do percurso aproximado de 20 Km onde o condutor em regime de escala individual fará uma primeira volta conduzindo da maneira que o mesmo achar melhor ou como já vinha conduzindo anteriormente. Após o término da primeira volta e coleta dos dados de uso da embreagem, freio, tempo, média o motorista vai conduzir a segunda volta do percurso com orientações do instrutor mostrando na prática as técnicas defensivas de segurança e economia. A etapa prática é supervisionada com avaliação documentada.