Conteúdo Programático:
Módulo 1 - Direção defensiva
1.1 Conceitos de defensiva evasiva
1.2 As principais causas dos acidentes
1.3 Acidentes e estatísticas
1.4 Elementos da direção defensiva
Conhecimento; Atenção; Previsão; Decisão e Habilidade
1.5 Condições adversas
Condições adversas de luz; condição adversa de tempo; condição adversa da via; condição adversa de trânsito; condição adversa de veículo; condição adversa do motorista; condição adversa do passageiro/carga; condição adversa da carga; saída de pista; capotagem; tombamento; abalroamento; colisão com o veículo da frente; colisão com o veículo de trás; colisão com o veículo da lateral; colisão com o veículo nas curvas; colisão em sentido contrário/frontal; colisões em cruzamentos; colisão ao ultrapassar; colisão ao ser ultrapassado; colisões na marcha a ré; atropelamentos; atropelamentos de animais; choques com objetos fixos; colisões com bicicletas; colisões com motocicletas.
Módulo 2 - Principais tipos de colisões
Colisões com outros integrantes do trânsito
Módulo 3 - O fator humano e os acidentes
3.1 Tipo de riscos associados
Atitudes do condutor; atenção do condutor; velocidade; condições físicas e psicológicas o condutor; condições da pista; condições do ambiente; condições do veículo; utilização de telefone celular, rádio e outros aparelhos de comunicação.
Módulo 4 - Método de prevenção de acidentes
Preveja o perigo; Descubra o que fazer e Aja a tempo.
4.1 Tipos de medidas de controle
Controle de velocidade; controlando a condição adversa; uso de álcool e drogas x acidentes; distancia de segurança x espaço de frenagem; dinâmica de transferência de peso x estabilidade do veículo; exercícios de controle de volante x slalom com barreiras (posição das mãos); exercícios de controle de frenagem x distância de segurança; uso dos freios abs em terrenos regulares e irregulares; como evitar colisão frontal/ traseira e lateral; como evitar perda do controle que leva ao capotamento paradas táticas nos semáforos; rotograma/gps; sinalização; conceito de via preferencial; condições para dirigir; direção racional x direção emocional; autoconhecimento e autocontrole; comportamento seguro de risco; previsibilidade de risco/reação antecipada e possíveis erros dos outros condutores; procedimentos de segurança nas saídas e chegadas; deficiências de visibilidade dificultadas pelo próprio veículo (pontos cegos); desenvolver a percepção de risco; aumentar a capacidade de antecipar e prevenir os acidentes; posicionamento correto dentro do veículo x regulagem de bancos e acessos aos equipamentos e pedais; regulagens de espelhos retrovisores; a ergonomia como ciência em busca da qualidade de vida, evitando problemas musculares e de lesões da coluna vertebral; apresentar e demonstrar o funcionamento dos sistemas mecânicos de atuação da tração 4x4 e marchas reduzidas; propiciar condições que permitam ao participante ampliar seus conhecimentos sobre as situações que envolvem a condução de um veículo 4x4; apresentar conhecimentos e respetiva prática que permitam a execução dos trabalhos em condições e vias adversas que exijam o uso de tração total; favorecer a otimização do uso da frota ao informar as aptidões e limites deste veículo; favorecer a execução dos trabalhos de forma mais segura e econômica; ampliar a percepção dos riscos relacionados ao uso do 4x4; mecanismos de defesa para evitar colisões e perda do controle do veículo.
4.2 Atitudes inseguras na direção
4.3 Condições para dirigir
4.4 Direção agressiva – Suas causas e como melhorar autocontrole
4.5 Engenharia de segurança veicular
4.6 Dispositivos de segurança
Cinto de segurança; airbag e Sistemas de freios.
Módulo 5 - Legislação de trânsito e os acidentes
5.1 Regras de condução, circulação e sinalização
Na zona rural e zona urbana; usuários das vias terrestres; trânsito de veículos nas vias terrestres; via terrestre; vias rurais; vias urbanas; ultrapassagens; manobras de mudança de faixa; preferências; luzes e buzina; pedestres e condutores de veículos não motorizados e acidentes de trânsito.
Módulo 6 – Condução segura e econômica
6.1 A importância da condução econômica
Cuidados com os pneus; noções sobre o funcionamento do veículo; motor diesel; sistema elétrico;
Sistema de transmissão; sistema de suspensão; sistema de freios; uso dos freios; inércia; torque/potência; freios auxiliares (freio motor); técnicas de condução e segurança na condução.
Módulo 7 - Treinamento prático defensivo
7.1 Inspeção periódica, troca pneus, estacionamento
Inspeção de primeiro nível, lubrificações e inspeção dos sistemas elétrico, tração e suspensão
7.2 Técnicas de condução em situações de emergência
O que fazer no último segundo; como controlar o veículo que perdeu aderência e o equilíbrio; controle do veículo em curvas e retomadas, em situações de derrapagem e aquaplanagem; frenagem total para evitar colisão traseiras, atropelamentos e colisões com obstáculos fixos; frenagem com fuga – entendendo o funcionamento dos mecanismos dos freios; como evitar colisões frontais e traseiras combinando frenagem e saída lateral; transferência de peso;
ergonomia prática aplicada; uso do torque, potência; freios, inércia e freios auxiliares; prática de volante com acompanhamento do instrutor (avaliação e correção); procedimentos para a condução defensiva do veículo; atitudes adequadas para a condução defensiva do veículo; diminuição do consumo de combustível, pneus e todos os componentes do veículo; ergonomia (posturas adequadas durante as operações com o veículo) e comparação de resultados de condução
Aula prática de condução defensiva de veículos pesados pode ser o veículo da própria empresa que também possa ter mensuração de combustível em Km/l, neste caso também é possível ser realizado em veículos menores caso seja a necessidade da empresa. Na aula prática é feito a escolha do percurso aproximado de 20 Km onde o condutor em regime de escala individual fará uma primeira volta conduzindo da maneira que o mesmo achar melhor ou como já vinha conduzindo anteriormente. Após o término da primeira volta e coleta dos dados de uso da embreagem, freio, tempo, média o motorista vai conduzir a segunda volta do percurso com orientações do instrutor mostrando na prática as técnicas defensivas de segurança e economia. A etapa prática é supervisionada com avaliação documentada.