Conteúdo Programático:

Módulo 1: Direção defensiva
1.1 Conceitos de defensiva evasiva
1.2 As principais causas dos acidentes
1.3 Acidentes e estatísticas
1.4 Elementos da direção defensiva
Conhecimento; Atenção; Previsão; Decisão; Habilidade.
1.5 Condições adversas
Condições adversas de luz;Condição adversa de tempo;Condição adversa da via;Condição adversa de trânsito;Condição adversa de veículo;Condição adversa do motorista;Condição adversa do passageiro/carga;Condição adversa da carga.

Módulo 2: Principais tipos de colisões
Saída de pista;Capotagem;Tombamento;Abalroamento;Colisão com o veículo da frente;Colisão com o veículo de trás;Colisão com o veículo da lateral;Colisão com o veículo nas curvas;Colisão em sentido contrário/frontal;Colisões em cruzamentos;Colisão ao ultrapassar;Colisão ao ser ultrapassado;Colisões na marcha a ré;Atropelamentos;Atropelamentos de animais;Choques com objetos fixos;Colisões com bicicletas;Colisões com motocicletas;Colisões com outros integrantes do trânsito.

Módulo 3: O fator humano e os acidentes
3.1 Tipo de riscos associados
Atitudes do condutor;Atenção do condutor;Velocidade;Condições físicas e psicológicas o condutor;Condições da pista;Condições do ambiente;Condições do veículo;Utilização de telefone celular, rádio e outros aparelhos de comunicação

Módulo 4: Método de prevenção de acidentes
Preveja o perigo;Descubra o que fazer;Aja a tempo
4.1 Tipos de medidas de controle
Controle de velocidade;Controlando a condição adversa;Uso de álcool e drogas x acidentes;Distancia de segurança x espaço de frenagem;Dinâmica de transferência de peso x estabilidade do veículo;Exercícios de controle de volante x slalom com barreiras (posição das mãos);Exercícios de controle de frenagem x distância de segurança;Uso dos freios ABS em terrenos regulares e irregulares;Como evitar colisão frontal/ traseira e lateral;Como evitar perda do controle que leva ao capotamento;Paradas táticas nos semáforos;Rotograma/GPS;Sinalização;Conceito de via preferencial;Condições para dirigir;Direção racional x direção emocional;Autoconhecimento e autocontrole;Comportamento seguro de risco;Previsibilidade de risco/reação antecipada e possíveis erros dos outros condutores;Procedimentos de segurança nas saídas e chegadas;Deficiências de visibilidade dificultadas pelo próprio veículo (pontos cegos);Desenvolver a percepção de risco;Aumentar a capacidade de antecipar e prevenir os acidentes;Posicionamento correto dentro do veículo x regulagem de bancos e acessos aos equipamentos e pedais;Regulagens de espelhos retrovisores;A ergonomia como ciência em busca da qualidade de vida, evitando problemas musculares e de lesões da coluna vertebral;Apresentar e demonstra o funcionamento dos sistemas mecânicos de atuação da tração 4x4 e marchas reduzidas;Propiciar condições que permitam ao participante ampliar seus conhecimentos sobre as situações que envolvem a condução de um veículo 4x4;Apresentar conhecimentos e respetiva prática que permitam a execução dos trabalhos em condições e vias adversas que exijam o uso de tração total;Favorecer a otimização do uso da frota ao informar as aptidões e limites deste veículo;Favorecer e execução dos trabalhos de forma mais segura e econômica;Ampliar a percepção dos riscos relacionados ao uso do 4x4;Mecanismos de defesa para evitar colisões e perda do controle do veículo.
4.2 Atitudes inseguras na direção
4.3 Condições para dirigir
4.4 Direção agressiva – Suas causas e como melhorar autocontrole
4.5 Engenharia de segurança veicular
4.6 Dispositivos de segurança
Cinto de segurança;Airbag;Sistemas de freios 

Módulo 5: Legislação de trânsito e os acidentes
5.1 Regras de condução, circulação e sinalização
Na zona rural e zona urbana;Usuários das vias terrestres;Trânsito de veículos nas vias terrestres;Via terrestre;Vias rurais;Vias urbanas;Ultrapassagens;Manobras de mudança de faixa;Preferências;Luzes e buzina;Pedestres e condutores de veículos não motorizados;Acidentes de trânsito

Módulo 6 – Condução segura e econômica
6.1 A importância da condução econômica
Cuidados com os pneus;Noções sobre o funcionamento do veículo;Motor diesel;Sistema elétrico;Sistema de transmissão;Sistema de suspensão;Sistema de freios;Uso dos freios;Inércia;Torque/potência;Freios auxiliares (freio motor);Técnicas de condução;Segurança na condução.

Módulo 7 - Treinamento prático defensivo
7.1 Inspeção periódica, troca pneus, estacionamento
Inspeção de primeiro nível, lubrificações e inspeção dos sistemas elétrico, tração e suspensão
7.2 Técnicas de condução em situações de emergência
O que fazer no último segundo;Como controlar o veículo que perdeu aderência e o equilíbrio;Controle do veículo em curvas e retomadas, em situações de derrapagem e aquaplanagem;Frenagem total para evitar colisão traseiras, atropelamentos e colisões com obstáculos fixos;Frenagem com fuga – entendendo o funcionamento dos mecanismos dos freios;Como evitar colisões frontais e traseiras combinando frenagem e saída lateral;Transferência de peso;Engonomia prática aplicada;Uso do torque, potência;Freios, inércia e freios auxiliares;Prática de volante com acompanhamento do Instrutor (avaliação e correção);Procedimentos para a condução defensiva do veículo;Atitudes adequadas para a condução defensiva do veículo;Diminuição do consumo de combustível, pneus e todos os componentes do veículo;Ergonomia (posturas adequadas durante as operações com o veículo);Comparação de resultados de condução.
Aula prática de condução defensiva de veículos pesados pode ser o veículo da própria empresa que também possa ter mensuração de combustível em Km/l, neste caso também é possível ser realizado em veículos menores caso seja a necessidade da empresa. Na aula prática é feito a escolha do percurso aproximado de 20 Km onde o condutor em regime de escala individual fará uma primeira volta conduzindo da maneira que o mesmo achar melhor ou como já vinha conduzindo anteriormente. Após o término da primeira volta e coleta dos dados de uso da embreagem, freio, tempo, média o motorista vai conduzir a segunda volta do percurso com orientações do instrutor mostrando na prática as técnicas defensivas de segurança e economia. A etapa prática é supervisionada com avaliação documentada.

  • Carga Horária:
    16 horas
  • Pré Requisito:
    Idade mínima: 18 anos
    Ensino fundamental
    Habilitação compatível

  • Objetivo:
    Treinar uma mudança comportamental e orientar motivando as pessoas para a utilização racional e adequada do uso de veículos motorizados para deslocamentos no trânsito urbano, rodoviário e rural através do conhecimento da importância de dirigir defensivamente. Cumprindo as exigências da Norma Regulamentadora 11 da Portaria 3214/78 Ministério do Trabalho e Emprego.
Gallery Thumb 1