O que foi ministrado:
Conteúdo programático:
Módulo 1: Direção defensiva
1.1 Conceitos de defensiva evasiva
1.2 As principais causas dos acidentes
1.3 Acidentes e estatísticas
1.4 Elementos da direção defensiva
• Conhecimento
• Atenção
• Previsão
• Decisão
• Habilidade
1.5 Condições adversas
• Condições adversas de luz
• Condição adversa de tempo
• Condição adversa da via
• Condição adversa de trânsito
• Condição adversa de veículo
• Condição adversa do motorista
• Condição adversa do passageiro/carga
• Condição adversa da carga
Módulo 2: Principais tipos de colisões
• Saída de pista
• Capotagem
• Tombamento
• Abalroamento
• Colisão com o veículo da frente
• Colisão com o veículo de trás
• Colisão com o veículo da lateral
• Colisão com o veículo nas curvas
• Colisão em sentido contrário/frontal
• Colisões em cruzamentos
• Colisão ao ultrapassar
• Colisão ao ser ultrapassado
• Colisões na marcha a ré
• Atropelamentos
• Atropelamentos de animais
• Choques com objetos fixos
• Colisões com bicicletas
• Colisões com motocicletas
• Colisões com outros integrantes do trânsito
Módulo 3: O fator humano e os acidentes
3.1 Tipo de riscos associados
• Atitudes do condutor
• Atenção do condutor
• Velocidade
• Condições físicas e psicológicas o condutor
• Condições da pista
• Condições do ambiente
• Condições do veículo
• Utilização de telefone celular, rádio e outros aparelhos de comunicação
Módulo 4: Método de prevenção de acidentes
• Preveja o perigo
• Descubra o que fazer
• Aja a tempo
4.1 Tipos de medidas de controle
• Controle de velocidade
• Controlando a condição adversa
• Uso de álcool e drogas x acidentes
• Distancia de segurança x espaço de frenagem
• Dinâmica de transferência de peso x estabilidade do veículo
• Exercícios de controle de volante x slalom com barreiras (posição das mãos)
• Exercícios de controle de frenagem x distância de segurança
• Uso dos freios ABS em terrenos regulares e irregulares
• Como evitar colisão frontal/ traseira e lateral.
• Como evitar perda do controle que leva ao capotamento
• Paradas táticas nos semáforos
• Rotograma/GPS
• Sinalização
• Conceito de via preferencial
• Condições para dirigir
• Direção racional x direção emocional
• Autoconhecimento e autocontrole
• Comportamento seguro de risco
• Previsibilidade de risco/reação antecipada e possíveis erros dos outros condutores
• Procedimentos de segurança nas saídas e chegadas
• Deficiências de visibilidade dificultadas pelo próprio veículo (pontos cegos)
• Desenvolver a percepção de risco
• Aumentar a capacidade de antecipar e prevenir os acidentes
• Posicionamento correto dentro do veículo x regulagem de bancos e acessos aos equipamentos e pedais
• Regulagens de espelhos retrovisores
• A ergonomia como ciência em busca da qualidade de vida, evitando problemas musculares e de lesões da coluna vertebral
• Apresentar e demonstra o funcionamento dos sistemas mecânicos de atuação da tração 4x4 e marchas reduzidas
• Propiciar condições que permitam ao participante ampliar seus conhecimentos sobre as situações que envolvem a condução de um veículo 4x4
• Apresentar conhecimentos e respetiva prática que permitam a execução dos trabalhos em condições e vias adversas que exijam o uso de tração total
• Favorecer a otimização do uso da frota ao informar as aptidões e limites deste veículo
• Favorecer e execução dos trabalhos de forma mais segura e econômica
• Ampliar a percepção dos riscos relacionados ao uso do 4x4
• Mecanismos de defesa para evitar colisões e perda do controle do veículo
4.2 Atitudes inseguras na direção
4.3 Condições para dirigir
4.4 Direção agressiva – Suas causas e como melhorar autocontrole
4.5 Engenharia de segurança veicular
4.6 Dispositivos de segurança
• Cinto de segurança
• Airbag
• Sistemas de freios
Módulo 5: Legislação de trânsito e os acidentes
5.1 Regras de condução, circulação e sinalização
• Na zona rural e zona urbana
• Usuários das vias terrestres
• Trânsito de veículos nas vias terrestres
• Via terrestre
• Vias rurais
• Vias urbanas
• Ultrapassagens
• Manobras de mudança de faixa
• Preferências
• Luzes e buzina
• Pedestres e condutores de veículos não motorizados
• Acidentes de trânsito
Módulo 6 – Condução segura e econômica
6.1 A importância da condução econômica
• Cuidados com os pneus
• Noções sobre o funcionamento do veículo
• Motor diesel
• Sistema elétrico
• Sistema de transmissão
• Sistema de suspensão
• Sistema de freios
• Uso dos freios
• Inércia
• Torque/potência
• Freios auxiliares (freio motor)
• Técnicas de condução
• Segurança na condução
Módulo 7 - Treinamento prático defensivo
7.1 Inspeção periódica, troca pneus, estacionamento
• Inspeção de primeiro nível, lubrificações e inspeção dos sistemas elétrico, tração e suspensão
7.2 Técnicas de condução em situações de emergência
• O que fazer no último segundo
• Como controlar o veículo que perdeu aderência e o equilíbrio
• Controle do veículo em curvas e retomadas, em situações de derrapagem e aquaplanagem
• Frenagem total para evitar colisão traseiras, atropelamentos e colisões com obstáculos fixos
• Frenagem com fuga – entendendo o funcionamento dos mecanismos dos freios.
• Como evitar colisões frontais e traseiras combinando frenagem e saída lateral
• Transferência de peso
• Engonomia prática aplicada
• Uso do torque, potência
• Freios, inércia e freios auxiliares
• Prática de volante com acompanhamento do Instrutor (avaliação e correção)
• Procedimentos para a condução defensiva do veículo
• Atitudes adequadas para a condução defensiva do veículo
• Diminuição do consumo de combustível, pneus e todos os componentes do veículo
• Ergonomia (posturas adequadas durante as operações com o veículo)
• Comparação de resultados de condução
Aula prática de condução defensiva de veículos pesados pode ser o veículo da própria empresa que também possa ter mensuração de combustível em Km/l, neste caso também é possível ser realizado em veículos menores caso seja a necessidade da empresa. Na aula prática é feito a escolha do percurso aproximado de 20 Km onde o condutor em regime de escala individual fará uma primeira volta conduzindo da maneira que o mesmo achar melhor ou como já vinha conduzindo anteriormente. Após o término da primeira volta e coleta dos dados de uso da embreagem, freio, tempo, média o motorista vai conduzir a segunda volta do percurso com orientações do instrutor mostrando na prática as técnicas defensivas de segurança e economia. A etapa prática é supervisionada com avaliação documentada.